EXEMPLOS DE JOGOS COOPERATIVOS
1-)PEGA-PEGA BARATINHA
OBJETIVO:
DESENVOLVER A ATITUDE COOPERATIVA E O RESPEITO POR REGRAS PRÉ ESTABELECIDAS, ALÉM DE ESTIMULAR O MOVIMENTO CORPORAL DE MANEIRA A PROPORCIONAR O PRAZER DE BRINCAR.
DESENVOLVIMENTO:
ESSA BRINCABEIRA É SEMELHANTE AO PEGA-PEGA TRADICIONAL, PORÉM QUANDO ALGUMACRIANÇA É PEGA ELA VIRA “BARATINHA” E DEVE DEITAR-SE NO CHÃO IMITANDO O MOVIMENTO DA BARATA DE BARRIGA PARA CIMA, ENTÃO, UMA OUTRA CRIANÇA, APELIDADA POR NÓS DE “FADINHA” DEVE SALVAR OS AMIGOS VIRANDO-OS PARA QUE CONTINUEM NA BRINCADEIRA.
***O DIFERENCIAL DESSA BRINCADEIRA É QUE ELA NÃO TEM UM CUNHO COMPETITIVO E SIM COOPERATIVO, ONDE TODOS PARTICIPAM E SE DIVERTEM.
PARA VARIAÇÃO DESSA BRINCADEIRA AO INVÉS DA “FADINHA” SALVAR AS “BARATINHAS” TODOS PODEM SALVAR OS AMIGOS.
2-) PERCURSO ADAPTADO:
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
• COORDENAÇÃO MOTORA, LATERALIDADE E EQUILÍBRIO.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• SUBIR, DESCER, ULTRAPASSAR OBSTÁCULOS E ENGATINHAR.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
• RESPEITO AO ESPAÇO DO OUTRO, COOPERAÇÃO E CONHECIMENTO DOS LIMITES DO PRÓPRIO CORPO.
METODOLOGIA:
1° ETAPA: EXPLICAR SOBRE CADA ETAPA DA ATIVIDADE QUE SERÁ REALIZADA E FAZER COMBINADOS COM A TURMA (ESPERAR A VEZ, NÃO EMPURRAR, ETC.)
2° ETAPA: REALIZAR AQUECIMENTO ANTES DE INICIAR A ATIVIDADE
3° ETAPA: EXECUÇÃO DO PERCURSO PELAS CRIANÇAS (ESSA DEVERÁ SER OBSERVADA PELO PROFESSOR PARA QUE POSSA REALIZAR AS INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS)
4° ETAPA: PROPOR QUE AS CRIANÇAS REGISTREM O PERCURSO ATRAVÉS DE DESENHOS
5° ETAPA: AVALIAÇÃO: PEDIR QUE AS CRIANÇAS FALEM SOBRE ATIVIDADE PROPOSTA, EXPONDO O QUE GOSTARAM, SUAS DIFICULDADES, ETC.
3-) DANÇA DA CADEIRA COOPERATIVA:
OBJETIVO: SUBSIDIAR MANEIRAS CRIATIVAS DE BRINCAR E APRENDER GERANDO ATITUDES COMO COOPERAÇÃO, SOLIDARIEDADE E CUIDADO COM O PRÓXIMO.
DESENVOLVIMENTO: PRIMEIRAMENTE É INTERESSANTE REALIZAR A BRINCADEIRA DA DANÇA DA CADEIRA CONVENCIONAL JÁ CONHECIDA PELAS CRIANÇAS, DEIXANDO QUE BRINQUEM LIVREMENTE FAZENDO INTERVENÇÕES SOMENTE QUANDO NECESSÁRIO.
NUM SEGUNDO MOMENTO EXPLIQUE ÁS CRIANÇAS QUE FARÃO A BRINCADEIRA DE UM MODO DIFERENTE, SENDO QUE QUANDO A MÚSICA PARAR AO INVÉS DAS CRIANÇAS SAÍREM DA BRINCADEIRA SOMENTE AS CADEIRAS SAIRÃO, ENTÃO, JUNTAS DEVERÃO DESCOBRIR UMA MANEIRA DE TODAS SE SENTAREM. SE FOREM MUITAS CRIANÇAS NÃO SERÁ POSSÍVEL IR ATÉ A ÚLTIMA CADEIRA PARA QUE NÃO SE MACHUQUEM, MAS O IMPORTANTE É QUE O PROFESSOR VALORIZE AS SOLUÇÕES PROPOSTAS POR ELAS.
AVALIAÇÃO: FAZER UMA RODA DE CONVERSA E OUVIR A OPINIÃO DAS CRIANÇAS SOBRE AS DUAS BRINCADEIRAS OUVINDO SUAS PREFERÊNCIAS E VALORES INTERNALIZADOS.
VARIAÇÃO: AS CADEIRAS PODEM SER SUBSTITUÍDAS POR JORNAIS OU FOLHAS DE REVISTAS.
ESSE PROJETO OFERECE UM LEQUE DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS A SEREM TRABALHADOS PODENDO SER UTILIZADO EM VÁRIOS SEGUIMENTOS. UTILIZEI ELE EM 2010 COM UMA TURMA DE 4 ANOS.
O PERCURSO FOI UMA DAS ATIVIDADES MAIS PRAZEROSAS DO PROJETO, POIS FOI ALGO QUE AS CRIANÇAS NUNCA HAVIAM VIVENCIADO, POR ISSO ELAS FICARAM MUITO CURIOSAS ENQUANTO EU ARRUMAVA O PARQUE.
ALÉM DISSO, NOTEI UMA PARTICIPAÇAÃO EFETIVA DE TODA A TURMA QUE SE DIVERTIU MUITO E APRENDEU CONCEITOS SOBRE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS COMO POR EXEMPLO A MANEIRA ADEQUADA DE VESTIR-SE AO REALIZAR ESSAS ATIVIDADES.
OUTRO FATOR QUE ME CHAMOU ATENÇÃO FOI A COOPERAÇÃO COLETIVA POR PARTE DE TODA TURMA QUE SOUBE ESPERAR, RESPEITAR A SUA VEZ E AJUDAR O AMIGO QUANDO NECESSÁRIO.
AO FINAL AVALIEI QUE A ATIVIDADE FOI MUITO SIGNIFICATIVA PARA AS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE PELO PRAZER EM EXECUTAR O QUE FOI PROPOSTO, MAS TAMBÉM POR PROPORCIONAR A ELAS ALGO DIFERENTE DA ROTINA QUE ESTÃO ACOSTUMADOS. A DEVOLUTIVA POR PARTE DAS CRIANÇAS FOI PEDIR QUE ELES PUDESSEM REALIZAR ESSA ATIVIDADE MAIS VEZES E É CLARO QUE EU ATENDI AOS PEDIDOS.